Capricórnio é a ordem estabelecida, o pilar da sociedade, aquele que planeja, constrói e vence. Capricórnio é tradição, o pai de família, a família sagrada. Capricórnio é ser prático, eficiente, controlado, ele reconhece seus limites e por isso não se perde. Capricórnio é trabalho desde a tenra infância, já nasce responsável, e sempre assume seus compromissos. Dos signos do zodíaco é o que vive mais ocupado, também é rotina vida sem perder o folego .
Por fora ambição, por dentro ternura, às vezes um velho ultrapassado, outras uma criança tímida. Capricórnio é o casamento certo, o patrão, o proprietário, o homem de negócios, a mulher empresária.
Teimoso em seus propósitos, capricórnio não desiste fácil. O tempo é seu melhor amigo, e nada faz sem um bom planejamento. Capricórnio suporta tudo, o que lhe importa são as metas, e o preço está disposto a pagar.
É o homem competente, pontual, raramente erra, mas se erra não se perdoa, embora siga em frente até chegar ao seu sucesso. Capricórnio no negativo é cair em depressão, é o medo do fracasso, a rotina que mata o ser avarento que guarda tudo e esquece-se de viver. Capricórnio não ri, mas sabe rir de si mesmo e tragédia que é viver.
Capricórnio quer apenas provar para o mundo o valor da sua capacidade, mas o que ele precisa aprender é que não precisa provar nada para ninguém, a não ser para ele mesmo.