
Para falar dos elementos no mapa, comparamos aos tipos psicológicos conforme os humores do sangue: melancólico ( terra), fleumático ( água), sanguíneo ( fogo). Como disse George Herbert: o colérico bebe, o melancólico come, o fleumático dorme, e o sanguíneo (filosofa).
O elemento ar composto pelos signos: gêmeos, aquário, e libra, são os únicos no zodíaco que não possuem um simbolismo animal, pois é um elemento tipicamente humano, longe da natureza instintiva., a função do pensamento é seu dom. O elemento ar necessita se relacionar com um parâmetro de idéias.Eles necessitam de lógica, por isso gostam de ler, ter experiências, necessitam coletar e passar informações, dentro de um parâmetro filosófico.Possuem uma mente desenvolvida, sensos de justiça, capacidade de fazer observações de forma impessoal, ama a cultura, refinamento, estrutura social. Dentre os defeitos temos gêmeos que tem horror a definir em relacionamentos pessoais, libra, como a balança, um indeciso, oscila de um lado e outro e fica em cima do muro, aquário, anverso a demonstrações sentimentais.
O maior problema dos signos ar é a palavra: sentimento, trocas emocionais, o sentimento é algo difícil para eles pq é algo que não dá pra se explicar, classificar pela mente. Emoção para ele é sinônimo de fraqueza. Necessitam ser desprendido, controlados, e fugir de qualquer coisa que esteja fervendo por baixo nas profundezas.
Na verdade o tipo elemento ar está em contanto tão distante dos seus sentimentos mais profundos, acaba se tornando insensível aos outros.No final de um relacionamento, por exemplo, são os que ficam completamente assustados quando alguém intima demonstra a insatisfação no relacionamento. E depois de uma separação amorosa, acreditam que pode continuar uma boa amizade, para eles tudo tem que continuar em ordem, não tem coragem de olhar o grande estrago sentimental que podem provocar.Se no caso, são eles que são rejeitados, isso pode desestruturar totalmente suas vidas, pois é nesse momento que são obrigados a encarar seus sentimentos mais profundos, dos quais sempre fugiram e estão despreparados.
O ar tem uma atração magnética pela água, que representação da função sentimento. O ar escolhe ser parceiro mais pela razão, pela lógica e coerência. Fascinados pelo elemento água, atraídos pela sua natureza interior, tem grandes lições para viver nesses relacionamentos.
O tipo Água ou sentimental:
Câncer, escorpião e peixes: querem se relacionar e maneira intensa, provocam crises em troco de respostas emocionais.Não existe lógica ou razão, o sentimento é que dita as regras do que é bom ou ruim.Representado por 3 criaturas de sangue frio, caranguejo, escorpião e peixes, imagens associadas a energias instintivas. Ao contrário do ar que necessita de respostas baseadas em princípios, a água responde por instinto,como se aquilo nunca tivesse existido.Agua consegue entender a natureza humana, e tiram conclusões pelo que sentem, enquanto o tipo ar necessita raciocinar sobre tudo.O tipo água compreende as coisas de uma maneira que a lógica não pode entender, é um tipo de inteligência que não consegue se explicar.
Dentre os defeitos dos signos, câncer: é apegado, possessivo, desconfiado, e receoso com o futuro, escorpião: emotivo, pesado, dramático, peixes: sentimental,escapista, romântico, indefinido.
A água não tem objetividade, rotula as pessoas pelo que sente, não pelo que acontece na realidade, por experiências, ou situações lógicas.Seus relacionamentos podem ser com pessoas marginalizadas, eles olham as pessoas pelos sentimentos.Suscetíveis aos sentimentos, não conseguem entender a objetividade.Sentem dificuldade de cortar laços afetivos, e se ferem facilmente quando rejeitados.A água vive através dos outros, sufoca, e tem grandes lições para aprender com elemento ar, a respeito de objetividade, e razão.
O Tipo sensorial, elemento terra.
O elemento terra necessita de sensação, se relaciona com o mundo dos objetos, aquilo que é concreto e demonstrativo.Sua função é da realidade, são práticos, organizados, prezam a segurança o status.Sabem expressar seus desejos físicos, conhecem bem seu corpo, e são os realizadores, são responsáveis.
Dentre os defeitos, touro super-possessivo com aquilo que julga ser seu, acredita apenas no que pode ver, já os virginianos: se perdem no todo envolvidos em detalhes, Capricórnio: quer atingir suas metas, não importando quais os meios, quer status pra se sentir de bem com a estrutura social.
O tipo terra acumula fatos, e perdem o significado de sua própria vida. Reprimem a intuição, vivem em um mundo de trabalho infinito, rotinas. Perde a alegria de viver, o lado criança, não consegue criar, segue o método e a disciplina até o final de sua vida, é um jovem cedo, teme o futuro, e trabalha pra isso, e passa toda sua vida em sentir o sabor do risco.
A terra sente necessidade do mundo espiritual, a qual ela gostaria de explicações, ou provas concretas, mas isso é um fator que não pode ser visto e nem explicado pelos sentidos.
São excelentes construtores, provedores, administradores em função das necessidades daqueles que amam. Mas ao mesmo tempo sufocam as pessoas a sua volta, querem prática em tudo, e perdem a criatividade.O que interessa para eles é o que funciona, o novo, o criativo, o risco os assustam.
Se suas necessidades físicas estiverem preenchidas, são capazes de ficar em um relacionamento anos, mesmo sem nenhuma emoção.
Ao mesmo tempo eles buscam um significado para suas vidas, buscam um Deus concreto, físico, querem dar forma ao espiritual,aderem a letra da lei, e esquecem o espírito.Touro tem perder suas posses, virgem fica horrorizado com qualquer pessoa que venha colocar caos na sua vida, e capricórnio teme perder a posição que conquistou, se atraem pela fantasia, mas a temem ao mesmo tempo tudo aquilo que desmorone os alicerces seguros que por tanto tempo construíram.A terra se atrai pelo elemento fogo, busca inspiração e drama. A terra acha o elemento fogo confuso e pouco prático, e o elemento fogo acha a terra com mente estreita e de hábitos escravizados. A terra quer garantias, segurança, o fogo quer vida, criatividade, mudanças.A terra gosta de doar de forma tangível, e fogo se volta par si mesmo, contente com quem é.Os dois se atraem, o fogo busca estabilidade da terra, e a terra busca a alegria de viver do elemento fogo.
Elemento fogo, ou tipo intuitivo:
Intuição aqui não é o sentido de mediunidade, mas é um processo inconsciente, ativo, de criação .
É o tipo mais complicado de explicar, pois não existe nenhuma definição na ciência ortodoxa. A intuição pode estar tanto no homem como na mulher, dizer que um é mais que o outro não é verdade, isso depende da soma dos elementos no mapa.
Áries, leão e sagitário, possuem uma vitalidade de causar inveja a qualquer outro signo. Os elementos fogo são como crianças que vivem com seus heróis, castelos. Não vivem muito na realidade, exageram, são teatrais. Fogem da monotonia, querem drama, vida, são esportistas, querem ultrapassar limites, e não temem o perigo.Negam a sensação em troco da essência. Pensam no futuro,muitas vezes são vistos como irresponsáveis e incessíveis, pois não querem nada que lhes prendam a formas de aprisionamento.Tiram conclusões com rapidez, sem necessidade dos sentidos, ou do raciocínio, é algo inconsciente. Acreditam mais na sorte, do que naquilo que pode ser programado pelo calculo mental.E mesmo que alguma coisa dê errada, tem um otimismo próprio que as coisas de uma maneira ou de outra irão se ajeitar, acreditam na teoria da sincronicidade.A vida é um jogo, onde muitas vezes se perde ou se ganha, o que interessa pra eles é viver.Nem se preocupam com a vitória, mas em ter uma atitude. No elemento fogos têm grandes empreendedores, pessoas que arriscam no mundo dos negócios, e geralmente se dão bem pq não temem resultados.Criativas, conseguem ver a essência nas formas e transformar em arte.
Dentre os defeitos temos Áries: individualista, desafiadores.Leão; auto-centrismo, autoritário, se acha especial. Sagitário: não assume seus compromissos, exagerado, e tem horror a rotina.Fogo tem dificuldade em lidar com o um mundo estruturado, limitado, onde dificulta sua ação criativa.Saem de casa esquecem celular, documentos, cometem infrações. E ai se revolta com o social, normas preestabelecidas que limitam sua vida. Fantasia o sexo, e nunca se sente satisfeito, sexo é muito mais que um elemento físico, é um imaginário.Sexo para o elemento fogo tem que ser acompanhado de imaginação, tem dificuldade em trabalhar com o próprio corpo.E quando acontece um fracasso sexual, coloca a culpa no outro que não acompanhou suas fantasias. Cria expectativas que não existem, e fica pulando de um relacionamento ao outro procurando esse tipo de satisfação.A conquista é mais importante que o ato em si. É um explorador, sempre necessita de novas conquistas, senão o relacionamento acaba.Não se entrega ao afeto físico, muitas vezes chega até a negá-lo, como uma coisa ruim.Fogo necessita chegar perto da realidade para se dar bem, está ai seu desafio com o elemento terra. Sonhar com os pés no chão.
Resumindo, acima está uma descrição exagerada de cada elemento, porém não somos apenas uma coisa ou outra, mas podemos definir alguns tipos como: tipo com ar-fogo (pensador intuitivo), ar terra ( pensador empírico), agua – fogo ( expressão do sentimento intuitivo), água terra ( sentimento sensorial), e assim por diante...
Cada pessoa pode estar trabalhando com os elementos de seu mapa de diferentes formas, diante o seu contexto de vida, então não podemos enquadrar ninguém de forma radical. Pense exatamente nesses 4 elementos e veja você mesmo onde pode se enquadrar melhor, em um dois elementos, em todos.. e assim posso passar pra você aquilo que estou vendo no mapa..