domingo, 7 de dezembro de 2008

ID EGO SUPEREGO - ASTROLOGICAMENTE FALANDO

 

tree_of_life

Uma coisa é certa, vivemos em um mundo de multiplicidades que acaba gerando a causa principal da perda do nosso Centro, da nossa verdadeira identidade. Nossa dificuldade de entrar em contato com o todo reside no nosso próprio ego, que se alínea as normas e valores sociais,e acabamos acreditando que somos a imagem que projetamos, nos tornando vitimas do sistema que nos é imposto. O ego necessita da auto-imagem projetada, o que nos afasta da nossa verdadeira personalidade.

Então podemos dizer que o “Eu” é aquilo que é criado à imagem e semelhança de Deus, o “Ego” aquilo que criamos pela imagem que recebemos dos outros, é o espelho dos outros, são nossos modelos, sociedade, família.

O Ego é importante pelo fato de nos inserir na sociedade, conforme o meio que trabalhamos, a função que desempenhamos nosso papel , dentro das regras sociais criamos um comportamento que muitas vezes não é o nosso verdadeiro EU, criamos então uma identidade projetada.

O Eu se confundi com o todo, ele nos sensibiliza, mas quem dita a regras é nosso Ego. Na Astrologia o Eu , é nosso Sol, nosso espírito, e a Lua nossa alma com nossos desejos inferiores. Por um lado o sofrimento do Ego é que faz nosso espírito evoluir, o nosso EU verdadeiro.

Segundo Freud, o aparelho psíquico é formado por e partes distintas o ID, o EGO e o SUPEREGO.

O “Id” seria o que já trazemos no nascimento, nossos impulsos instintivos.O bebê chora quando tem fome , sente se tranqüilo quando está saciando, também tem reações quando sente dor, frio, calor, carinho, aconchego. O Id é o lado instintivo e irracional, é o lado subjetivo, é o caminho que não tolera frustrações, o emocional. O Id no mapa está representado pela lua, nosso inconsciente. Ele é o que nos dirige ao prazer, ou dentro de uma ação reflexiva como o ato de espirrar,tossir,piscar, ou num processo primário, a satisfação de um desejo, como comer, dormir,sexo,conforto, a lua rege nossas sensações de conforto,carinho, proteção.

O ego é o lado objetivo, que satisfaz as necessidades do Id dentro de um plano, ele tem que para controlar as exigências do Id e do Superego . O ego em um mapa astral é representado pelo sol, indica nossa vontade, consciência do que queremos, ele atua com mercúrio , o planeta da razão, e desta maneira podemos pensar e logo perceber quem somos,o que queremos.

O Superego é o lado social, nossa personalidade estruturada para trabalhar em grupo,dentro dos limites de igualdade do mundo,tudo aquilo que pode e não pode. Ele é formado pelos valores familiares, e são reforçados pelo sistema.Quando somos punidos ou recompensados estamos formando o Superego, e ele é saturno no nosso mapa astral.

O superego inibi a atuação do Id, a nossa expressão instintiva em atitudes agressivas , sexuais por exemplo. Ele também inibe o Ego, criando limites moralistas. Ele luta pela perfeição. Um superego forte da à pessoa condições de controlar suas necessidades de Prazer.

O ego obedece os princípios da realidade, ele necessita saciar o Id sem ferir o Superego. Um ego sem controle ao Id torna o individuo um imoral, uma pessoa destrutiva, se for dominado pelo Superego podemos enlouquecer, viveríamos um descontentamento intolerável; e se não se submeter a estrutura social será destruído por ele. Temos que aprender a ter consciência de toda estrutura do Ego , uma maneira de aceitar, compreender, para que ele não se torne uma armadilha, mas a porta para entender o nosso Eu superior e encontrar a felicidade.

Pessoas com aspectos duros de saturno com seu ascendente, lua,sol ou planetas pessoais, formam um superego forte, aceitam com mais facilidade o cumprimento de deveres, responsabilidades, ao mesmo tempo em que sentem muito com qualquer tipo de repressão. Eles mesmos se punem, e limitam suas necessidades de prazer.

O EGO funciona sobre o comando do Id, diante atitudes de deleite. A criança quer porque quer aquilo que lhe agrada e com urgência, a criança quer seus desejos imediatamente atendidos, mas de qualquer maneira é uma fase em que ainda é fácil substituir um objeto de prazer por outro, muitas vezes a chupeta funciona como um aliado até que a mamadeira fique pronta.Isso acontece mais ou menos até os 3 anos de idade.

O SUPEREGO nasce em uma segunda etapa, mas vem desse principio da satisfação, é o início da fase menos imediatista para conquistar o que se deseja. A criança já mais velha espera o momento certo para ganhar um presente, como na época do aniversário, ou do natal. O Superego é o contentamento em conseguir o que se deseja por algum tipo de esforço. Com ele começamos a entender o tempo. Uma coisa temos que saber , tanto o Id como o Superego continuam fazendo parte da mente adulta, só que o superego já faz parte de um maior amadurecimento.

“O Superego nasce do complexo de Édipo”

Na idade de 3 até uns 6 anos , é quando o menino se apaixona pela mãe, e a menina pelo pai, justamente no momento da descoberta da sexualidade no seu sentido afetivo. Ao mesmo tempo a criança se identifica com o genitor do mesmo sexo. A criança da inicio a um momento de identificação com um de seus pais ou uma figura que os represente na sua estrutura de imagem , a mãe é a mulher e pai é o homem, e assim também começa um processo de rivalidade da filha com a mãe ou do filho com o pai. A filha tem ciúmes do pai por exemplo, e nessa época é que se criam os sentimentos de perseguição, punição, ou castração, os sentimentos entram em contradição. A criança já está competindo com seus pais, numa mistura de amor e ódio, onde ela realmente vai sair frustrada quando reconhecer o seu lugar na família. Sentimentalmente começa a fase de repressão,que leva a sensação de culpa,começa até uma aversão ao sexo oposto que só se resolverá na adolescência, é a fase da latência, onde se desenvolve o comportamento social e intelectual.Cada um lida a sua maneira com seu complexo de Édipo, com um resultado também diferente para cada qual, o que irá dar conseqüência a estrutura do Superego.

 

devilangel 

O superego está formado , cria-se a responsabilidade, a contenção do Id, dos desejos, aprende-se o que é proibido, o que é certo , errado, pelo sentimento de medo e de punição. Isso é saturno no nosso mapa astral, o planeta que indica onde nos sentimos rejeitados, onde nos punimos, ele ajuda a segurar nossos impulsos para viver em sociedade.

Na fase em que todas as necessidades da criança de amor e afeto devem ser atendidas, é um momento da simbiose, a criança acredita que tudo é extensão dela mesma, quando fecha os olhos ela pensa que ninguém enxerga também, ela pensa que ninguém existe se ela não existir, tudo que ela acredita os outros têm que querer também, ela não consegue separar sua individualidade dos demais. Quando sai da fase simbiótica, começa a entender o “não”, seu limites, saber que nem todos seus desejos são satisfeitos, principalmente de imediato, começa a entender que tem regras a serem cumpridas.

A fase simbiótica está mais associada à Lua no mapa, Superego é Saturno, aquele que pune, limita, saturno está representado pela figura do pai, é também ele que recompensa por um trabalho bem feito, mas tem que seguir as regras. Aceitar o tempo de maneira que vai surgindo a noção real de si, do Eu sou, do que gosto e não gosto, do que quero e não quero.

O homem chega ao conhecimento de si mesmo tanto por aquilo que o frustra, limita ( saturno),como por aquilo que o acolhe, aconchega, a lua (representada pela mãe). Saturno rege então essa experiência de separação da fase de simbiose, nos sentimos rejeitados, inferiores, solitários, anti-sociais, limitados. Com Saturno aprendemos a viver em sociedade,a conhecer nossos deveres e direitos. Saturno é o planeta que rege nosso lado social, responsável. Para viver em sociedade temos que ter nossos limites, aprendemos a ter força de vontade para atingir uma meta, e a nos satisfazer onde nossa vontade está dirigida para o esforço, sermos práticos, ambiciosos.

Plutão e saturno são planetas distantes, são as fronteiras de algo, estão na sombra, muito longe do Sol. Saturno é o Superego, a repressão de comportamentos e idéias que são contra as morais sociais. Plutão é uma sombra demoníaca, o que temos de mais perigoso no nosso interior, quando solto é mais forte do que as estruturas do Ego poderiam suportar, uma intensidade ameaçadora, obsessiva, destruidora. Temos que aceitar nossa sombra para poder evoluir. Plutão é o inconsciente coletivo em seu pior aspecto, como o ódio. O governo da Alemanha nazista, ou a inquisição , caça as bruxas, seria o desdobramento da sombra coletiva.

Num nível transpessoal Plutão representa a morte do Ego e o nascimento do Self livre, do Eu verdadeiro. Para isto acontecer Plutão trará para a consciência tudo o que deve ser eliminado, limpo, purificado para se regenerar, isso acontece sobre seus trânsitos em cima do sol ou de planetas pessoais. Ele é o Ego pelo poder.Por meio de plutão o Ego se defende da morte, do desconhecido, do poder.A agressividade e a violência nascem da necessidade de poder. Por meio de plutão lidamos com o podre da sociedade, transmutamos isso para nos regenerar, livre das ilusões do Ego, através de um processo doloroso. A dor da morte é um dos piores sentimentos que o Ego pode experimentar, a perda de valores de poder faz com que sejamos forçados a encontrar com nosso Eu interior. Os planetas transpessoais, como saturno, netuno, urano e plutão quando fazem aspectos com nosso sol no mapa, forçam a morte do nosso Ego, de maneira que possamos renascer.

Netuno já dissolve, destrói estruturas ultrapassadas, limitadoras de saturno. Com Netuno realmente entramos em contatos como Não Ego, ampliando nossa consciência mental emocional e espiritual. A ilusão de Netuno vem do lado material. Netuno é o “tanato”, que Freud caracterizou como o instinto de morte, um impulso natural que todos tem para se desintegração do Ego e para se integrar ao Todo, ao espiritual, ao Ego coletivo. Netuno nos leva para um tipo de nostalgia da vida intra-uterina. O desejo do fim da consciência individual. Netuno é a compaixão, o amor universal,é a oitava superior de Vênus. Vênus é o amor a dois que espera o retorno. Netuno é o amor incondicional, o amor que não espera trocas. As pessoas netunianas são empáticas, se colocam na posição do outro dentro dos seus sentimentos. Com netuno deixamos de nos sacrificar por causas próprias para cuidar do outro. Netuno é renuncia, amor sem recompensa. Netuno é a transcendência o espiritual. Netuno é o estar conosco mesmo , mas em sintonia com o todo, de maneira plena, harmônica.

Urano já é o Ego dentro do grupo, é quando deixamos de ser o individuo, e passamos a nos tornar as necessidades sociais. Urano rompe as estruturas sociais e limitadoras de saturno,a identificação com o grupo enfraquece o Ego individual em benefício do coletivo. Urano é encontrar nossos iguais dentro de um grupo especifico, é deixar nosso Ego individual formado pela família, sociedade ( que é saturno, Superego) e nos tornar o sentimento de um grupo. Conviver com diferentes grupos nos ajuda a entender o que é melhor para nós mesmos, a encontrar o nosso verdadeiro Eu. Urano trás o inevitável para nossa vida, seu contato assusta, provoca choques, ele amplia assim nossa consciência na busca do Eu, no choque que o Ego pode sofrer. Urano vê a humanidade como um todo vivo, composto por muitas diferenças que devem ser respeitadas e partilhadas, e que evolui como um Todo, uma célula contaminando a outra, caminhando para a igualdade através da diferença. Urano é a alta tecnologia, o mundo a da informática, onde deixamos de sermos nós mesmos, para se tornar mais um número, como acontece no mundo a informática, um mundo que perdemos nossa privacidade, e a quebramos estruturas do nosso Ego pessoal.

Saturno é o comprimento das regras, das leis, nossa inserção na sociedade, é a etapa na infância do “complexo de Édipo”, o complexo levará para a consolidação do Superego.

Júpiter é o primeiro planeta social, ele representa os nossos princípios religiosos, sociais, a moral, o significado da vida, de Deus. Nossos conceitos de certo e errado, mas não da maneira de Saturno, pessimista, mas de maneira positiva , de forma natural,é o controle do consciente. Júpiter indica onde não nos limitamos, onde acreditados e buscamos prazer, é uma fase boa, até o inicio da fase do Superego, quando saturno entra em cena. Com júpiter temos a formação da nossa filosofia, senso de justiça, honestidade, bondade, generosidade e piedade. Júpiter é a influencia espiritual, quando aprendemos nossos credos, e descobrimos que a fé remove montanhas. Júpiter é a busca da verdade, representa a lei e a ordem, a compreensão de algo maior, é busca de significados, a fase em dos porquês, a criança necessita acreditar em algo, a fase do crescimento rápido. Nossa expansão a nível material, intelectual, espiritual. Rege no mapa os estudos superiores, as viagens, o conhecimento que está além daquilo que conquistamos no meio, a longas viagens, os contatos culturais. Ele também é um planeta distante,do sol, e portanto está longe do Ego.

Marte já é o impulso instintivo, a agressão, a luta, o ataque e a defesa, a coragem. Sendo Vênus o equilíbrio, a necessidade de estar em grupo, compartilhar valores, marte é o lado individual, competitivo, nossa identificação com nossas necessidades. Marte não se preocupa com o que é comum, ele representa o lado auto-suficiente, independência, ambição, egocentrismos, impaciência. Marte é o que nos move, nossa ação, atitudes de sobrevivência, de conquistas, a afirmação de nossa individualidade. Ele destrói se for necessário para conquistar de maneira bruta, atrevida e infantil. Marte nos move pela conquista do desejo, ele pode ser comparado ao Id, pois marte é meio irracional. Vênus é paz a harmonia, marte é guerra,Vênus atrai, marte ativa, conquista, Vênus é amor, e marte é a paixão, Vênus é o afeto e marte a sexualidade.Vênus é a segurança de estar em grupo, a sobrevivência a nível solidário.Vênus é equilíbrio, a busca do outro como ponto de equilíbrio , são as relação sociais, casamento, sociedade. Vênus escolhe, busca valores,sociais( libra)materiais( touro). Vênus é a beleza na sua harmonia, a segurança, a riqueza, prosperidade.Vênus são valores exteriores, materiais, Vênus necessita ser aceito, e por isso coopera sempre. Vênus é o principio do prazer dos 2 aos 5 anos. Vênus rejeita a dor, a fome, o frio a falta de prazer.E Saturno retarda o prazer, um aspecto duro de Vênus e Saturno podemos concluir que uma pessoa sabe limitar o prazer em prol da sobrevivência. Vênus quer desfrutar e Saturno quer vencer,mesmo que tenha que bloquear o principio do prazer ( Vênus). Um mapa com aspectos duros de Saturno a pessoa sabe ter paciência para tingir seus objetivos, mas pode ter problemas na área do amor( Vênus) porque limita suas próprias necessidades, ai é necessário buscar o equilíbrio das duas energias, ninguém vive só de prazer e amor, e muito menos de punição medo, e ambição.

Mercúrio está muito próximo do sol , é o planeta do Eu penso, e sua proximidade com o sol faz nos confundir o que Sou do que eu Penso. Ser aquilo que pensa é Mercúrio conjunto com o sol, penso( mercúrio) logo existo( sol). Mercúrio, é o primeiro planeta que vai diferenciar o “eu sou” (sol) de todo o resto que eu “não sou”. Mercúrio é a capacidade pensar, aprender, refletir, analisar, discriminar, classificar.Mercúrio é assimilar as experiências, forma lógica e racional, estruturada. Mercúrio é o centro da consciência ( do sol), ele nos ajuda a entrar em contato com o que é exterior. É a mente que traz o sentido ao nosso Eu, o que penso logo me identifico,logo me atinge ou não, depende de como você lida com seu Mercúrio( sua mente). Ele age muito rápido, de maneira limpa e racional. Também é nosso sistema nervoso, rapidez, irritação, inquietação.

A lua é nossa emoção, nossa maneira de nutrir, proteger, cuidar. A lua é a noite escura, onde imaginamos, e imaginar é tarefa de câncer, regido pela lua. Lua é fantasia, criatividade. A lua rege as plantações, os mares . Ela é nossos medos, nossa defesa pessoal, o instinto, o passado a tradição, condicionamentos da nossa infância. O sol é o self consciente ( luz do dia) a lua é o Ego inconsciente, Lua é a memória emocional,o passado e a tradição. A lua é “anima”, a mãe, a terra, a casa, a proteção, a que nos nutre. O sol é o centro do sistema solar, é a luz, a vida, o centro consciente do self, é o que ordena, o que integra um mapa astral inteiro. Pelo sol nos encontramos nossa essência, é como nos percebemos, é a semente, o autoconhecimento, como somos como indivíduos, nosso processo para encontrar nossa verdadeira identidade. “No sistema solar, o sol ocupa posição central. Ele dá Luz, “vida” e ordem a todos os outros planetas. Na psique, sua função é a mesma. Ele é o centro integrador da consciência . É a parte consciente do self . É só a partir deste centro consciente, que se pode perceber, ordenar e integrar , o self total, representado pelo mapa astral inteiro.”

Conforme os trânsitos dos planetas sobre essas casas do mapa astral estamos trabalhando com uma parte do nosso Ego. Por isso os trânsitos de plutão são tão devastadores psicologicamente falando, ele é o planeta que tem maior potencial para aniquilar nosso Ego, ele não pede licença, plutão vem para fazer o que todos os planetas não conseguiram atingir, e se possível nos tira tudo para que possamos encontrar com nossa essência verdadeira, e acreditar que tudo realmente está nas mãos do criador.

Existem 4 estados do ego que podemos interpretar pelo mapa astral: O Nascimento, a criação ao acasalamento e a profissão.

A casa I : O EGO individual

A casa IV: O EGO familiar

A casa VII : O EGO social

A casa X: O EGO profissional

Casa I: nossa individualidade, a casa II e III, juntamente indicará o propósito que nos levou a reencarnar,aqui está nossa visa pessoal (casa I), nossos valores (casa II),nossa maneira de pensar (casa III).

Juntando tudo isso formaremos nossa classe, nosso descendência casa IV, nossa família, nosso meio, País, que nos ajudará a nos adaptar aos nossos contatos externos ( casa VII), onde começamos a observar que existem pessoas diferentes, da (casa I) o eu, do nosso meio ( casa III e IV,V,VI).Entramos no setor social casa (VII) aprendemos a nos sociabilizar além dos nossos afetos, aprendemos a lidar com pessoas diferentes, que nos atraímos, ou que tem ideais opostos,mas começamos a entender a necessidade de largar um pouco o ego, em prol das boas relações, Casa VI oposta da I, o outro. Inicia o momento de ser adulto, crescer, se responsabilizar, para ter seu ápice na casa X, casa da profissão, carreira, da nossa realização pessoal, aqui também sacrificamos nosso ego individual, casa I, nossos valores familiares casa (IV), começamos a conviver em um ambiente de autoridades, de regras, estruturas sociais ( casa X). Quando conseguimos desenvolver esse setor, partimos para a casa do não ego (XII), a dissolvência total, o sacrifício do EU, do ego família, do ego social, do ego realização, e começamos a nos preocupar com os problemas do mundo casa (XI), chegando na casa (XII) percebemos que nem sempre o grupo pode ser primordial, se não enxergar a raça humana como um todo ( casa XII). E finalmente encontramos nosso EU verdadeiro, livre das armadilhas do EGO, entendemos nosso destino.

A astrologia por meio da psicologia em condições ajudar uma pessoa a se encontrar com seu verdadeiro EU, a entender a fases difíceis, o que existe por trás de um perda, seja financeira, física, emocional. Enquanto o homem continuar preso ao seu Ego, se querer entender a sua essência continuará a ter uma vida em desequilíbrio, sem condições de evoluir com naturalidade.

Céu do dia

Áries

Áries , simbolo do nascimento, do início , a semente que se arrebenta no solo. O guerreiro, combatente, áries é assim, uma mistura de iniciativa e compulsão. O impaciente, o líder nato. O adolescente em busca de emoção. Áries também é a criança , que quer, por que quer, seu querer é muito forte. Por não temer o perigo segue na frente das multidões, como um escudo ele proteje os seus, apanha muito da vida, sempre reclamando, mas nunca desistindo. Às vezes agressivo, ás vezes frágil como uma criança, tem muito medo da Dor. Ituitivo e criativo, sempre inventando algo para fazer,só encontra dificulades para terminar.

Touro

Touro, o broto ainda frágil, necessitando de um solo forte e seguro para se desenvolver. Touro significa a necessidade de segurança, de uma base firme. Os taurinos tem por característica o instinto de aquisição, de produção e de acumular recursos. Persistentes e teimosos, demoram muito para mudar de opinião, é como um touro ruminando , demoram muito para acreditar em algo, e quando tomam decisões, demoram mais para mudar suas idéias. Não querem luxo, mas querem conforto, necessitam sentir segurança em tudo, e por este motivo todo taurino trabalha, e é altamente produtivo,porém, não tem pressa, e constroem castelos.

Gêmeos

Quando a semente começa a despontar para o mundo, e se relacionar com o ambiente. Gêmeos é a comunicação em todos níveis de expressão, seja corporal, oral. Gêmeos é a nossa necessidade de se conectar com o mundo , por meio de idéias , de interesses. Os geminianos são pessoas extremamente curiosas, pela sua grande necessidade de saber o que acontece ao seu redor, e encontrar respostas para tudo, pela lógica. Por sua grande capacidade de comunicação, também possui uma grande capacidade de aprendizado, é signo de jornalistas, professores, comunicólogos em geral.Fazem várias coisas ao mesmo tempo.Por esta necessidade de expansão aprecia muito sua liberdade pessoal

Câncer

Câncer representa a estação das frutas que necessitam ser cuidadas. Os cancerianos são pessoas sensíveis, cheias de imaginação. Representam o útero materno, aí esta a grande capacidade dos cancerianos de serem maternais, quando não caem para o lado oposto e se tornam crianças eternamente carentes. As pessoas de câncer geralmente tem um carma a ser resolvido com as questões de maternidade, que pode ser com sua mãe, ou com algum filho ou filhos. Sensível, e forte, não esquece, mas sabe perdoar. As vezes tagarela, e outras calado. Sabe emocionar as pessoas, teme o ridículo mas sabe fazer cenas engraçadas.

Leão

Em leão o fruto está amadurecendo. Leão sabe qual é o seu lugar no mundo, e luta para provar aos outros quem ele é. Gosta de ser o centro da atenções , na forma positiva ou negativa. Lider nato, muito organizado, com seu carisma pessoal consegue arrastar multidões. Para ele a glória tem muito mais valor que o dinheiro. . Onde o leonino entra, necessita chamar a atenção sobre si, mas o que ele precisa saber é que não precisa fazer nada para que isso aconteça, pois o simples fato do Sol reger este signo, já dá ao leonino um brilho .Quando o leonino conseguir ultrapassar o seu orgulho, poderá cumprir o seu papel na Terra.

Virgem

Virgem representa a fase da colheita, quando o fruto está pronto para ser servido. Virgem, o pefeccionista , ele catáloga, analisa, separa, vê o defeitos, critica. É o bom funcionário, que não só serve como adora servir. Não importa para ele em que posição, o que lhe interessa , é estar fazendo algo que ajude alguém. Virgem rege saúde, as rotinas, e tudo aquilo que está ligado a qualidade de vida. Fica preocupado com tudo, as vezes até perde noites de sono . Não nasceu para liderar, pois não gosta de se expor. Gosta da rotina, e sente bem no meio de pessoas simples, e animais de estimação.

Libra

Quando o fruto se abre para a Vida. O que importa para os librianos são os relacionamentos, os amigos, ser aceito. Dotados de grande poder de sedução, sabem como ninguém agradar as pessoas, graças ao seu excelente bom gosto, para comida, roupas, jóias, arte.Mas de tanto querer agradar , os librianos acabam tendo sérios problemas, um deles está na dificuldade de dizer "não". Para libra o mundo pode estar caindo, mas as pessoas não tem o direito saber o problemas que se passam em seu interior. Precisam do amor, assim como do ar que respiram. Muito indecisos quando necessitam tomar alguma atitude, acabam perdendo oportunidades. Libra é a justiça.

Sagitário

Ságitario necessita de um objetivo na vida. Sua visão é de longo alcance, ele não quer pouco, sabe que pode contar com a sorte. Quer chegar onde nenhum homem ainda chegou. São aventureiros, e buscam novas culturas, para descobrir o grande significado que é viver. Generosos, sua dificuldade está em descobrir onde estão os limites . Esta busca pelo significado da vida, muitos sagitárianos se tornam religiosos. Tem a franqueza tão pura como de uma criança, que muita vezes chega a lhe prejudicar. Sempre de bom humor, todo sagitário é um exímio jogador, malicioso, ousado, que gosta de arriscar muito alto

Aquário

Excêntricos, originais. Eles não seguem moda, tem sua própria opinião. Precisa da aprovação de um grupo, não da social. Ele ama a humanidade, mas não o individuo. Tem dificuldade com relacionamentos individuais, prefere os grupais. A amizade é mais importante do que o próprio amor. Imune a qualquer chantagem emocional, só entende as coisas se vier pela racionalidade. Discute a desigualdade, o credo, o racismo, mas nada pessoal. Teimosos e distraídos. Visam o futuro.Gostam de tecnologia.Sua grande missão no mundo está em transmitir sua bagagem intelectual, e sua visão de um mundo diferente.

Capricornio

Capricornio quer chegar ao topo, e não gosta de desviar dos obstáculos, chegar de consciência limpa , e provar pra todo mundo que chegou. Teimoso, gostam muito do trabalho, da organização da rotina.Fiéis, respeitam uma palavra dada. Sérios, e cômicos, Fazem piadas com seu próprio jeito desengonçado. Desconfiam de tudo , e só acreditam naquilo que podem ver. Ambiciosos, alcançam altos postos de hierarquia. Se realizam tarde na vida, perdem metade da mocidade trabalhando, muitos deles nem tem infância. Tem que aprender que não precisam provar nada para ninguém, necessitam provar para eles mesmos o que são capaz, para mais ninguém

Escorpião

Escorpião, signo das profundidades, da emoção. Nada que seja superficial agrada uma pessoa de escorpião , ele necessita sentir emoção em tudo que faz, ir até as profundezas. Entre os escorpioninos existem muitos detetives, cientistas, e pessoas que trabalham com o poder. Para o escopião só existem duas palavras poder ou destruição, ou eles estão por cima, ou nada sentem. Chegam ao topo, mas conhecem o abismo... Recebem a glória e o despreso. O escorpianino deve aprender a se desligar do material, para buscar significados para suas vidas. Quando conseguirem aprender a usar seu poder pessoal para o crescimento da humanidade ai estarão cumprindo seu papel no Planeta

Peixes

Peixes, representa a dissolução de todas coisas materiais, a volta para o espiritual, o inconsciente coletivo. Pessoas sensiveis, captam tudo no ar, veêm coisas, ouvem coisas. Aprende por osmose, telepatia, através de um percepcção extra-sensorial. Conhece o destino, e por isso muitas vezes não enfrenta, foge. Espiríto de salvador, Mátir, ou vítima.Compreende todas pessoas indiscriminadamente, mas se sente um incompreendido pelo mundo. Luta pelos seus ideais, mas quando atinje seus objetivos vem a dúvida, Será que era isso mesmo que ele queria. Peixes é signo dos grandes ilusionisas, cineastras, espiritualistas.O pisciano quando consegue controlar suas emoções está preparado para cumprir sua missão de ajudar o próximo.