“A posição de Quíron na casa pode nos mostrar onde fomos feridos ou machucados de algum modo e, através dessa experiência nos fazer obter um tipo de sensibilidade e de autoconhecimento que nos capacita a entender e ajudar melhor aos outros”. (Sasportas)
Quiron é asteróide descoberto em 1977 pelo astrônomo norte-americano Charles T. Kowai; no Observatório Hale, em Pasadena, na Califórnia.
Está situado basicamente entre as órbitas de saturno e urano, e seu nome em homenagem ao rei dos centauros : Quiron.
Sua analogia com a mitologia grega podemos começar a entender a importância desse quase planetóide na configuração do nosso mapa astral.
A história conta que Quiron nasceu de uma relação extraconjugal entre Cronos( saturno) E a ninfa Filira Para se encontrar com Filira as escondidas Cronos se transformou em um cavalo, e dessa relação nasceu o nasceu o centauro, metade cavalo e metade homem.Quando a mãe viu aquela criatura estranha, pediu aos Deuses para que transformasse em algo diferente, e se transformou em uma arvore chama da Tília. O Quiron ficou abandonado, e foi adotado pelo Deus Apolo, que Apolo lhe ensinou todos os seus conhecimentos: artes, música, poesia, ética, filosofia, artes divinatórias e profecias, terapias curativas e ciência.Por ser filho de Cronos ou Saturno se tornou imortal.
Tornou-se um sábio dominando conhecimentos: artes, música, poesia, ética, filosofia, artes divinatórias e profecias, terapias curativas e ciência, na medicina de ervas tornou se um expert.
Seu drama iniciou em uma Festa onde estavam todos os Centauros que depois de muito embriagados causaram um briga, onde Quiron foi ferido na perna sem querer por Hercules. Veneno esse que o próprio Quiron havia feito para Hercules . Quiron adquiri assim uma ferida incurável, e sendo imortal começa um sofrimento intenso.Isolado na Gruta de Pélion, continua a transmitir seus conhecimentos. Ao mesmos tempo Prometeu roubou o fogo dos Deuses para dar aos homens, foi castigado pro Zeus . Para liberar Prometeu do castigo Zeus aceitaria apenas que um imortal desse a vida por ele. E foi ai que Hercules pena dos dois personagens sugere a Zeus a vida de Quiron o tornando mortal , liberando Prometeu do castigo , e Quiron do sofrimento eterno. Quiron acabou se tornando mortal , e como homenagem Deus colocando-o no céu como a constelação de Sagitário (sagitta: flecha).
“O ‘curador ferido’ ainda aparece em muitas das nossas palavras derivadas do grego antigo: a palavra cheir, que significa mão, compõe não somente o nome de Quíron (a forma antiga é Kheiron), mas também diversas palavras que servem para amplificar o arquétipo do Centauro Chefe: figura em quiromancia, quirografia, quiroprática e quirurgia, que veio a ser cirurgia.Na base de todas as derivações está cheir, a mão, que parece simbolizar o arquétipo de Quíron, que significa a união do intelecto com o instinto/mental e corpo/humano e animal.”
Quiron por meio do Mito significa: O mestre, o astrólogo, curador, músico, guia de busca. È a união holística por meio da auto-realização e a satisfação pessoal através a razão com a paixão, do intelecto com o instinto, do animal com o humano. Quiron é a transmutação a transformação pessoal .
Outro fato interesse no ano 1977, da descoberta de Quiron marcou uma época em que, pelo menos nos Estados Unidos, inicio ou processo da ‘Medicina Holística’.
Quiron no mapa astral, sua posição por casa e signos indica o elemento da transmutação da transformação. É parte onde somos feridos, e onde está a nossa cura.Por meio do sofrimento encontramos a nossa libertação. Dependendo dos aspectos no mapa encontramos as áreas em que temos que nos curar. Sendo sua orbita entre os planetas saturno e urano, quiron no diz outro significado, entre aquilo que nos aprisiona( saturno e o que nos liberta urano)Ele demora cerca de 49 há 51 anos para dar a volta total no mapa, indicando que nessa idade poderá ser o momento de estarmos melhor preparados para lidar com nossas cicatrizes e transmutar isso para algo maior.Quiron é nosso mestre interno que provoca as maiores lições.Ele se manifesta por meio de algum sofrimento que na maturidade se transformam no nosso Dharma. No fundo quiron é uma dádiva. Onde aprendemos a escorregar várias vezes, e aprender lições, que muitas vezes nos faz desistir. Quiron nos mostra o quanto somos vulneráveis, representa feridas psicológicas da infância, é os sofrimento interno que leva a cura. Ele provoca ciclos de lutas e fracassos, ele também representa coisas que podemos fazer pelos outros mas na por nós mesmos. Como todos terapeutas carregam essa predestinação de curar as pessoas, mas não terem o mesmo controle sobre si mesmos. Necessitamos nos conscientizar do nosso Quiron, para poder encontrar a libertação. Quiron nos passa sensação da cura impossível, da qual não nos damos conta que é obra do nosso próprio veneno. Vencer o sofrimento é uma atitudes daqueles que conseguiram acreditar que são seres mortais, Quando tudo parece impossível e temos de desistir, abrimo-nos a Quíron e encontramos a chave que abre a porta que bloqueia nosso caminho. Essa ferida representa o nosso lado mais instintivo, o veneno da hidra, que Hercules dominou, instintos me nós mesmos que devemos respeitar, sem nos subjugar. Quiron são a qualidades que temos em nós mesmo, mas só os outros percebem, porque nos preocupamos com nossas feridas. Quiron também é o ferido/vítima, o agressor/perseguidor e o curador/salvador/redentor. À medida que a ferida aumenta Quiron também aumenta sua capacidade de curar. Por isso quiron r forte em um mapa siguinifica uma pessoa com uma serie de ferimentos, mas com grande capacidade cura que ela não se da conta. Devemos ouvir nossa metade superior, a cabeça do centauro.
O posicionamento de Quiron no mapa indica o local em que as pessoas estão sujeitas a tornar-se “possuídas” - dominadas por alguma idéia, crença ou propósito capazes de perpetuar a ferida e levá-las a tentar convencer outros de sua “verdade”, que pode não representar mais do que uma defesa desesperada contra sua própria dor interna.Devemos nos libertar de quiron, para não nos tornar vitimas de nosso próprio destino, da nossa capacidade destrutiva. O homem ao procurar o sentido de seu sofrimento o homem procura o sentido de sua vida. A dor nos torna mais humildes,humanos, e paramos de enfrentar os Deuses, assim como fez Prometeu, aceitando nossa limitações, sentimentos humanos, e limitações.
A posição de quiron entre Saturno, representação na astrologia da estruturação e da formação do nosso ego , e entre urano, justamente oposto , a quebra dessa estrutura, o status quo, rebelar pela liberdade, indica a importância das nossas responsabilidade entre a nossa necessidade de uma individualidade entre os paradigmas sociais. Quiron ao aceitar a mortalidade significa que estamos pronto s para aceitar nossas limitações, em troca da liberdade de Prometeu, a liberdade individual.Quando aceitamos nossas limitações, também encontramos a cura.
“Quíron foi um grande mestre-astrólogo e/ou um rei-sacerdote, que iniciou terapeutas, guerreiros e magos. Era hábil na caça, na música, na arte da guerra, na astrologia e na medicina. Foi o fundador de Asclépio, o antigo templo de cura; assim como, foi o mestre de Aquiles, de Orfeu, de Jasão, de Hércules e outros heróis e guerreiros.”
Muitas vezes a vida que desejamos não é capaz de curar nossas feridas, apenas a desistência do ser imortal que habita dentro de nós é capaz de trazer a cura de nossos sofrimentos, e utilizar nossos dons, regidos pela casa e signo de quiron no nosso mapa natal.
Em Áries, a busca da identidade; em Touro, a busca de valores no plano material; em Gêmeos, uma crise pessoal com respeito à integração aqui na Terra, que afeta grandemente o equilíbrio e o sistema nervoso; em Câncer, uma crise relativa a raízes culturais e/ou uma crise de proteção pessoal (o indivíduo se sente preso ao passado); em Leão, uma grande crise do ego, que irá aperfeiçoar gradualmente o nativo, até a maestria da vontade; em Virgem, a busca de uma re-sintonia com a dinâmica da cura (inclusive interior); em Libra, a busca do equilíbrio do eu em relação ao outro; em Escorpião, uma crise de morte/transformação ou uma escolha significativa de viver, relacionada com os temas da Casa que contém Quíron; em Sagitário, uma crise relativa à integração do Eu Superior na consciência da pessoa; em Capricórnio, uma crise carniça em relação ao êxito na busca e ao equilíbrio na vida, entre o sucesso e a subsistência normal; em Aquário, uma crise quanto a estar fundamentado, quanto a viver na Terra de um modo equilibrado; em Peixe, uma crise a respeito de unir-se com a força divina, a unicidade universal. (Barbara Hand Clow).“ Quíron natal pode ser encarado como um indicador da ‘ferida quirônica’ ou ‘ferida psíquica’, representando problemas (ou danos) psico-emocionais não-resolvidos, provenientes de traumas na infância ou de experiências subseqüentes – problemas que, muitas vezes conscientemente acessíveis, mas freqüentemente reprimidos ou até ‘dissociados’, ainda gritam por remissão e cura. Muitas vezes a ferida psíquica é interpretada como um ‘dom oculto’, que age como um estímulo para a descoberta de si - mesmo. Mas mais freqüentemente se considera que as energias de Quíron propiciam o conflito do ego e a desilusão com uma onipotência ilusória (daí uma metanóia – nota do autor.), conduzindo para uma percepção transpessoal, transcendência e crescimento psico-espiritual (ou auto-transformação).” - [Candy Hillenbrand]
Quíron indica o ‘curador ferido’, a área onde sentimos medo (o que também é representado por Saturno) ou onde sofremos dor ou danos, mas, se processado e compreendido adequadamente, podemos aprender muito com ele: ou seja, para dissolver nossa dor existencial, podemos desenvolver nossa ‘metade superior’(dharma) à custa da ‘metade inferior’ (karma), o que nos remete à própria imagem de Quíron, cuja metade superior era representada pelo curador sábio, e a metade inferior, pelo animal ferido, a figura do Centauro.
Seu Grifo em forma de chave, pode ser indicador da chave da sabedoria, daquilo que nos liberta. , o primeiro retorno de Saturno dinamiza uma ‘crise física’(28 há 30 anos de idades); a oposição de Urano em trânsito com Urano natal, d( 40 há 42 anos de idade)uma ‘crise emocional’. E o retorno de Quíron, a ‘crise da consciência’, (49 há 51 anos de idade).
Somos nós mesmos que nos ferimos com nosso próprio veneno, por descuido da consciência superior ou da ignorância ou por não estarmos vigilantes com o perigo, acreditando que nada vai acontecer...
Quíron simboliza o guia interno que nos ajuda a obter a cura para os males da alma. Tem extrema relação com as rejeições, onde quer que esteja colocado no mapa, veja no mito que Quiron foi rejeitado tanto pelo pai como pela mãe. E foi criado por APOLO E ARTEMIS, SOL E LUA dos quais obteve o conhecimento e ajudou a se transformar por Zeus na Constelação do centauro. Tiramos disso que nossas limitações saturno, e a entrega aos prazeres de nossa vênus não aceitam uma parte me nós, e nossa essência sol e lua podem ser a chave da nossa libertação por meio do conhecimento a figura do centauro , sagitário no nosso mapa , casa nove, conhecimento superior.
Próximo posts estareis falando detalhadamente de Quiron nas casas e signos do mapa astral, de uma maneira que você poderá encontrar o seu...
Nenhum comentário:
Postar um comentário