Astrologia é um Jogo de Xadrez?
O jogo de xadrez é considerado um dos jogos mais inteligentes, com capacidade de desenvolver nosso cérebro, nosso senso de estratégias, tática, ele tem algo divino. Comparando esse jogo de tabuleiro milenar, e o mais popular, com a astrologia e o mapa astral, podemos achar correlações evidentes , como um jogo que inspirou as Leis do Universo, e até o movimento planetário.
Xadrez e a Astrologia
O jogo de xadrez tem uma tábua dividida em 8 colunas e 8 fileiras, na Astrologia usamos o circulo zodiacal dividido em 12 signos. No Xadrez temos 6 símbolos, as peças: rei, rainha, bispo, cavalo , torre e peão. Na Astrologia nós temos 7 símbolos, os 7 planetas tradicionais, (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno).
Há regras para o movimento destes símbolos e cada tem um valor específico ou interpretação.
A Arte de Jogar Xadrez é estudar completamente e entender a cadeia de influências e forças no tabuleiro, então elaborar uma estratégia que conduzirá na derrota do oponente.
A Arte do Astrólogo é estudar completamente e entender a cadeia de influências no quadro astrológico, então elaborar uma conclusão global disto.
Peças, planetas e Correlações:
O Rei é se relaciona com o Sol. Quando o Rei é é capturado (xeque-mate) o jogo termina.
A Rainha é relaciona –se com a Lua em astrologia. A Lua tem o movimento mais rápido entre todos os planetas, assim é a Rainha no tabuleiro de xadrez. Na astrologia horária e de eleição a Lua é o planeta mais importante a ser considerado. Assim é a Rainha também no jogo de xadrez.
Os Peões são como crianças que são tradicionalmente governados pela Lua na astrologia. Quando eles amadurem , quer dizer, quando eles alcançam o outro lado final do tabuleiro eles se tornam as Rainhas. Então os peões estão relacionados com a lua.
Os Bispos são relacionados com Júpiter, Júpiter rege a leis a religião e as pessoas religiosas dentro da astrologia. Porém, como os Bispos sempre movem na diagonal, seria o planeta o Marte cujo grifo simbólico é um círculo com uma seta em uma direção oblíqua, isto quer dizer que os Bispos também podem ser associados funcionalmente com o Marte. Assim, a natureza dos Bispos é Júpiter/Marte.
As Torres também são chamados Castelos, então é associado com Saturno, no seu movimento que pode ser na horizontal ou na vertical. Como o ideograma de Vênus é formado de um círculo com uma cruz debaixo , nós podemos dizer que as Torres são funcionalmente associados com Vênus. Assim, a natureza das Torres é saturno/Vênus.
Os Cavalos possuem um movimento atípico, pulando peças, algo que se semelhante a um vôo.. Então, os Cavalos pode ser associado com Mercúrio, o nome romano de Hermes, o deus de mensageiro, com sandálias aladas.
Casas e sua correlação como Jogo:
O desenvolvimento astrológico do jogo de Xadrez
Pela astrologia tradicional existem lugares especiais que os planetas melhor se relacionam, onde eles estariam mais fortes: Mercúrio se situa bem na casa 1, a lua na casa 2, vênus na casa 5, marte na casa 6, sol na casa 9, júpiter na 11, e saturno na casa 12.
A 1ª casa é associada com o começo do jogo. Os jogadores movem as primeiras peças. Nesta fase, os cavalos são muito importantes como eles pulam os Peões e podem atacar os Peões do oponente. Mercúrio tem sua força na 1ª casa do mapa astral
A 2ª casa é associada com a próxima fase do jogo, o desenvolvimento peças , a construção de uma estrutura de defesa.
A 3ª casa é associada com a construção de uma linha Peões (associados com a Lua), comunicando e defendendo um ao outro. Nesta fase os Peões são realmente importantes. A Lua tem sua força na 3ª casa.
A 4ª casa é associada com uma jogada chamada “Roque” onde o Rei é colocado atrás de uma parede de Peões , em um lugar seguro. Está seria uma finalização da primeira parte do jogo.
A 5ª casa é associada a capacidade de montar a estratégia de ação; aqui é utilizado a criatividade do jogador. O mais importante agora é fortalecer a posição do jogo para impressionar o adversário. A Torre (Vênus) entra no jogo pela primeira vez, saindo do canto do tabuleiro de xadrez pelo método do Roque. Vênus tem sua força e energia na 5ª casa.
A 6ª casa é associada com uma fase de preparações. Uma vez a estratégia global foi estabelecida, agora é o momento de colocar tudo em prática, primeiramente através dos movimentos mais simples. Ao mesmo tempo, a pessoa deve estar atenta para qualquer movimento perigoso do oponente, enquanto tenta fixar qualquer ponto frágil na defesa. O Bispo (Marte) deveria ser usado para controlar as diagonais. Marte tem sua força na 6ª casa.
A 7ª casa é associada com o ataque, com o desafio público. É a primeira casa da linha do horizonte , de agora em diante o jogo será realizado abertamente. A guerra na realidade começa.
A 8ª casa é associada com trapaças e armadilhas, a fase mais perigosa, quando o ataque pode falhar e isto conduziria a um contra-ataque decisivo. Se o ataque tem êxito, a linha de defesa do oponente será quebrada e algumas das peças são capturadas: a 8ª casa é retorno da 2ª casa (Peões ) vindas da 7ª casa (o oponente).
A 9ª casa é associada com passos importantes para vitória. Uma vez a linha de defesa do oponente esteve quebrada, nesta fase o Rei (Sol) pode ser ameaçado, através de Xeque. O Sol tem sua força na 9ª casa.
A 10ª casa é a fase quando o jogador vem se conduzindo e tem que planejar os próximos passos para fazer para vitória.
A 11ª casa é associada com a fase final do jogo, quando o plano final é posto em prática. Depois que ambos os lados capturaram muita peças , O Bispo (Júpiter) tem bastante espaço agora para correr o tabuleiro de xadrez. Júpiter tem sua força na 11ª casa.
A 12ª casa é associada com o fim do jogo. A Torre (Saturno) está apoiando os Peões por trás para avançar e se transformarem em Rainhas que darão mate ao Rei do adversário e trarão a vitória. Saturno tem sua força na 12ª casa.
Esta é uma avaliação astrológica do jogo de xadrez.
O quadro astrológico é o inicio de um jogo de xadrez
O quadro astrológico é o inicio de um jogo de xadrez ou pode ser tratado como mapa astral de evento ou como um mapa astral da astrologia horária, em casos raros, o jogo de xadrez pode ser programado para um momento astrológico favorável.
A 1ª casa representa o jogador que faz o primeiro movimento no jogo, com as peças brancas, enquanto o oponente, o jogador com os peças pretas, será representado na 7ª casa.
Ainda podemos dar características para o movimento das peças:
Elemento ar: movimentos diagonais: bispo,rainha,, rei, peões.
Elemento fogo/terra: vertical e horizontal (torre, rainha,rei)
Fogo: pular, longos movimentos ( cavalo,bispo,rainha,torre)
Água/Terra: pequenos movimentos (peão,rei)
Se você consegue captar essa situação, tem noção de astrologia e xadrez, ou vice versa.. Ficaria contente com sua opinião aqui, bem como com a contribuição de idéias.
Um comentário:
Olá Marilza!
Sou praticante de Astrologia da linha Tradicional.
Ontem estive a pensar sobre essa analogia entre essas duas Artes. Gostei muito de seu texto.
Concordo com quase todas as analogias que fez em relação às peças, exceto para os peões, que para mim, claramente estão associados a Mercúrio, pois fazem a comunicação, escrevem o desenho no mapa, estão sempre perto do Sol, e assumem o 'aspecto' que quiserem quando atingem a orbe estreita (andrógino).
Postar um comentário