O grande assunto no meio astrológico no últimos tempos está sendo a quadratura em T que se formou no céu em um alinhamento planetário na madrugada de 7 de agosto de 2010. A quadratura é um aspecto na astrologia em os planetas se encontram a uma distância de 90 graus aproximadamente, sua ação é de impacto, é como se a energia desse planetas estivessem em choque induzindo os indivíduos para a ação. Quadratura na astrologia é conflito, desafio, são energias antagônicas que se interagem e provocam crises, e conseqüentemente a necessidade de superação. Se pudermos compreender que durante os conflitos somos levados para uma ação, podemos entender a quadratura como um aspecto positivo de atuação.
No campo desse cenário astrológico os “jogadores” são os seguintes planetas:
Saturno: conhecido como Senhor do Karma
Plutão : Senhor da Morte
Marte: Senhor da Guerra
Urano : Senhor das mudanças
Júpiter : Senhor da Expansão
A nível mundial podemos entender cada planeta da seguinte forma:
Saturno: Regente de toda estrutura social, da ordem, de todo esquema de organização do mundo, os alicerces de uma nação, suas limitações para que haja segurança do povo. Saturno rege o funcionamento da esqueleto da sociedade. No corpo humano ele é exatamente o esqueleto e todo seu sistema organizacional. A ordem, a disciplina imparcial, os sistemas e métodos, entraves, obstáculos, restrições, pobreza e miséria, construção, rotina, paciência, limitações que nos levam para uma necessidade de edificação.
Plutão: Planeta que transformação, destruição e construção, morte e renascimento. O poder em todos os sentidos seja econômico, social, nuclear. Do micro ao macro, todas as forças estabelecidas. Plutão nos mostra compulsões, vícios, ciúme, manipulações, hábitos destrutivos, sexualidade distorcida. A justiça imanente. Renascimento, morte e reconstrução, cura, purificação pela dor. Metamorfose: um mergulho nas trevas para um novo ciclo de vida.
Urano: É força de mudança que vem de maneira inesperada. É o inverso de tudo. Urano é renovação, modernização, energia elétrica. Representa grupos sociais com objetivos comuns. As ideologias, formas de pensar avançadas que trazem a evolução à humanidade. Revoltas e revoluções.O choque, o futuro, a mudança necessária para evolução. Acidentes, explosões, a anarquia, o caos.
Júpiter: Poder de ampliação, expansão, crescimento. Tudo que toca júpiter tende a dar uma dimensão gigantesca. O exagero fora dos limites. Júpiter é lei, filosofia, religião, idealismo, cultura, conhecimento, fé, otimismo, alegria e proteção. Júpiter também é a ética, a justiça, a lei. Autoridades legais e financeiras. Banqueiros, prosperidade, negócios estrangeiros.
Marte: Planeta da ação, da guerra, das lideranças, das forças armadas, da energia, poder de explosões, acidentes, tomada de atitudes. Polícia, crime, soldados, autoridades.
Analisando em detalhes os aspectos do dia 7 de agosto:
Saturno esteve conjunto com marte, quer dizer, eles estão a uma distância de 0º até no máximo 7º no signo de libra
Essa conjunção faz quadratura com Plutão em capricórnio, oposição a urano e júpiter em Áries e quadratura com a lua em câncer. Plutão por sua vez faz quadratura com urano e júpiter em Áries e oposição a lua em câncer. Urano e júpiter quadra plutão, e faz oposição a saturno e marte e quadratura com a lua.
O que mais chama a atenção dentro dessa configuração astrológica, é que os planetas estão todos em signos chamados cardinais, signos que tem poder de inicio, ativam mudanças, provocam movimento, ação, atitudes. Urano e Júpiter conjuntos em Áries podemos esperar o surgimento de novas lideranças, reviravoltas com otimismo de grande proporções) Saturno em libra em oposição ( o controle intelectual tomando as rédeas para tentar uma harmonia, as tradições antigas que estarão sendo ameaçadas para uma modernização). Urano oposto Saturno, um confronto entre o velho e novo mundo, a necessidade de integração, intercâmbio, diplomacia.
Um dos aspectos mais cruciais que temos com essa configuração é a posição de saturno e Plutão que sempre coincidem com transformações históricas:
1914 - Conjunção/ Plutão/Saturno: I Guerra Mundial –
1922- Quadratura/Plutão/Saturno surgimento do movimento fascista que se transformou na crise de 1929 .
1931 - Oposição/Plutão/Saturno, aconteceu o crash da bolsa de valores dos EUA . Nessa configuração aparecem no cenário Hitler e Mussolini .
1940 - Quadratura/Plutão/Saturno 2ª Grande Guerra, surgindo os blocos socialista e comunistas onde os EUA se tornou grande líder mundial .
1947 - Conjunção Plutão/Saturno O inicio da guerra fria , em 1948 foi criado o Estado de Israel e começando a guerra árabe-israelense .
1955 Quadratura Plutão/Saturno , Aconteceu a crise de Suez. Israel invade o Egito. No Brasil começa a era JK, assim como uma serie de movimentos sociais e políticos com a ascensão de Martin Luther King. Em 1964 no Brasil dá início à ditadura Militar.
1973 - Quadratura Plutão/Saturno - A crise do petróleo, /Escândalo de Watergate.No Brasil começa o programa Proálcool.
1982 - Conjunção Plutão/Saturno: Essa foi a fase do fim de uma revolução conservadora dos EUA e da Grã- Bretanha , que modificaram os sistemas financeiros mundiais. Guerra de Israel e o Líbano. Guerra das Malvinas.
1993 - Quadratura Plutão/Saturno : Atentado ao World Trade Center, a guerra do fundamentalismo islâmico.Nessa fase Bill Clinton assumiu o poder e alterou a política conservadora de Reagan, em seguida começou a invasão do Iraque na crise do desarmamento, o que transformou novamente o panorama político no mundo. Dissolução da Iugoslávia com a guerra Fronteiras de informação global.
2001 - Oposição/Plutão/Saturno Al Qaeda intensifica suas atividades, até culminar no ataque de 11 de setembro,o atentado com aviões no “Word Trade Center” repercutindo na Guerra do Afeganistão e Iraque. Nessa fase também a China entra no cenário da organização mundial do comercio, se tornando um País de importante papel para a economia mundial.
Enfim, chegamos à quadratura de Saturno e Plutão em 15 de novembro de 2009. É hora de enfrentar a dura realidade e romper barreiras para as mudanças. É momento de um despertar para a humanidade, em ultrapassar os processos de sedução, que são ativados por plutão, para cair na dura realidade das limitações físicas e materiais de saturno. O foco agora é o poder nuclear, enquanto isso em Israel a tensão se intensifica.
EUA dentro desta configuração:
Essa quadratura, poderá ter um forte impacto para os EUA, visto que está atingindo o MC ou seja casa 10 do Mapa Astral , a casa que rege o Presidente do País, a reputação do Pais, seu prestigio internacional, tem como participação a entrada de Saturno conjunto Marte em trânsito.
Saturno exige trabalho, ultrapassando os obstáculos de Plutão, e de certa forma gerando mais força. Saturno é controle, Plutão é entrega, então é hora de buscar o equilíbrio criativo para sobreviver de maneira a controlar nossas vidas, e entregarmos sem limites para o crescimento. É momento de abraçar as trevas, mergulhar no desconhecido sem perder a fé com amor e confiança. Plutão quadrando Saturno exige a força do trabalho, aceitar a destruição do velho, para surgir novas estruturas, mas solidas e justas. Podemos nos sentir vítimas de uma enorme força externa, mas é apenas o universo que cumpre seu papel. As mudanças agora são inerentes à estrutura da própria vida. Se resistirmos a mudança essa fase poderá ser muito negativa. É uma oportunidade de desistir dos apegos do passado, de tudo aquilo que não nos ajuda a evoluir como ser humano.
Plutão o Senhor do submundo, representa as forças que estão fora do nosso controle. Saturno em aspecto com Plutão nos obriga a estruturar nossas relações com o submundo da existência para purificar o âmago do nosso ser. Libra também indica as regras dentro de um relacionamento, em quadratura com plutão, todas as parcerias sem igualdade, ou bases fundamentadas na honestidade tendem a cair. É necessário cumprir os contratos, os acordos,
Libra é um signo regido por Vênus (dinheiro) com Plutão, é o dinheiro de dívidas. É hora de quitar/pagar os débitos. Tanto capricórnio como Saturno representam nossa carreira, nossa realização publica social. Saturno e Plutão é a força para mudar nossos valores sociais em prol da realização pessoal.
Saturno em libra está preocupado com sua reputação, o que pode levar muitas pessoas ao desespero. É hora de assumir a responsabilidade individual (Saturno) para as nossas ações e cuidando da nossa imagem (Libra), representando o poder real (Plutão) e lição aprendida (Capricórnio) na jornada da vida.
Em 1982, Saturno e Plutão estavam conjuntos, foi o inicio de um ciclo que agora nos leva para quadratura Saturno Plutão.Foi exatamente a era Thatcher e Reagan, inicio do conservadorismo, das relações diplomáticas entre EUA e Inglaterra. Nos EUA aconteceu o corte de impostos, novas cláusulas no governo (Saturno).
Todas as questões que não foram tratadas corretamente no início do ciclo, como a regulação financeira, endividamento, impostos, saúde, poder global, e as questões nucleares, estão de volta e devem ser tratadas agora até o início do outono de 2010.
Uma análise mais detalhada, podemos ver no mapa do Presidente Obama, sua Vênus natal é conjunta com a Vênus do Mapa dos EUA, Saturno e Plutão faz quadratura com essas Vênus. Obama assumiu sua responsabilidade de equilibrar a economia Americana, assim como a economia global.
Júpiter e Urano irão desafiar Saturno e Plutão no seu alinhamento final em 21 de agosto de 2010 em uma perfeita oposição. Esta será a "crise de consciência", onde ideais e ideologias estarão em foco. Vênus e Marte se aproximam em conjunção com saturno dos EUA, atingindo o setor financeiro do mapa astral desse Paíis, envolvendo o mercado de ações, a dívida da nação/taxas de juros. A lua dos EUA está em conjunção com Netuno em aquário fazendo uma oposição como sol em leão. Netuno é como uma droga que mascara os piores sintomas da crise, lua (o povo) não consegue enxergar (netuno) a crise.
Dia 20 de agosto mercúrio em virgem começa uma fase retrogrado, com a fase saturno plutão que pode atingir o setor bancário recuando em contratos e negociações.
Saturno em Libra desafia Plutão em Capricórnio para encontrar as melhores soluções, apagando o passado, buscando novos acordos.
No mapa astral dos EUA, em 7 de agosto , Saturno , Marte fazem conjunção com o MC, e uma oposição com Urano e Júpiter no IC, realizando a quadratura com plutão na casa 1.
O MC prestígio de um Pais, o seu Presidente, como ele é reconhecido no quadro mundial, a nível internacional. A casa 4, é a nação, o povo, a massa, o território, a sustentabilidade, o que lhe da base , apoio.
A casa 1 é o Pais em si, seus propósitos, o povo e suas características, e as condições da população. Com saturno e marte no Mc e Urano e júpiter, podemos entender estar surgindo uma forte resistência entre o governo e suas bases e a população. Urano no IC existe aqui uma necessidade de mudança interna, renovação, acreditando no futuro (júpiter). Ao mesmo tempo urano na 4, coloca em risco a ordem social, assim como tendência a acidentes, terremotos, ciclones. Toda estrutura da nação, em choque com suas autoridades, a necessidade interna de mudança contra um conservadorismo, em choque com a necessidade de transformação social, contra o abuso do poder, é hora de restaurar a ordem publica,política, econômica.
Irã:
Outro Pais que pode sofrer uma grande mudança e transformação no próximos meses será o Irã. O País tem ascendente no signo de Áries, o ascendente como já disse é povo, e urano júpiter estão em transito nesse local, indicando uma necessidade muito grande de mudanças, revoltas, revolução, contra a ordem estabelecida. Saturno na casa 7, em libra, contra a invasão do estrangeiro ( casa 7), autoridades fora do Pais, o controle externo, a regras impostas pelo outro, versus a necessidade de liberdade de um povo Urano na casa 1. Enquanto isso no poder o abuso, Plutão na casa 10 , pedindo uma transformação, limpeza de nível profundo dos seus governantes. O povo quer mudança, e acredita, mas se sente preso ao abuso do domínio, e pelo controle externo. Isso tudo pode gerar muitas reviravoltas. O eclipse em câncer último caiu na casa 4 do pais, indicando também revoltas do povo. E prejuízos com terras.
Alemanha: Plutão na casa 8, indicando que os problemas financeiros internacionais podem atingir essa potencia, Urano júpiter na 11, oposto a saturno na 5: pode existir o rompimento de amizades e aliança com estrangeiro e escândalos e fraudes na bolsa.
Romênia: Urano e júpiter em conjunção com marte natal da Romênia na casa 10 , acentua a quadratura T, com plutão na casa 6 conjunta Venus . Marte no fundo do céu conjunto com saturno faz oposição ao marte natal de casa 10. Outro Pais que parece estar sendo bastante atingido com essa quadratura. Tocando planetas sensíveis pra gerar conflitos.
Como o eclipse de 11 de julho, 19º de câncer, caiu no signo ascendente da Romênia, o que pode significar algum tipo de revolta da nação, crise, ou mesmo uma algum tipo de inundação
Egito: Plutão faz oposição a marte natal de casa 3. Casa 3 e 9 , pode ser desentendimentos com países vizinhos, talvez por problemas ideológicos ( casa 9).
China: A lunação de 9 agosto de 2010 , 17º de leão caiu exatamente me cima da conjunção Marte/Plutão que a China tem na casa 7 do mapa astral. Ativando talvez alguma situação de intriga com o estrangeiro, também pode ser sinal de uma guerra. Ao mesmo tempo Marte/Saturno/Vênus fazem conjunção com Sol da China na casa 8, oposição a conjunção do transito Júpiter/Urano; o que poderia ser uma crise financeira internacional que afete a economia desse pais.
Inglaterra: A aproximação de plutão ao IC, casa 4 do mapa da Inglaterra, é um fator indicativo tanto de algum tipo de acidente ambiental, como de algum processo da natureza que venha a causar grandes transtornos nesse pais. Também significa transformações para a nação, para sua terra, raízes, o poder da monarquia. Saturno e Marte começam também a fazer Conjunção com o ascendente da Inglaterra, conjunto com seu Urano natal. Um momento que a mudança será vital, mais que qualquer outro Pais a Inglaterra precisa de uma mudança de hábitos antigos, dos excessos da Monarquia, uma nova faceta se aproxima para se adaptar ao mundo em que vive. Não fará mais sentido se agarrar ao passado, como a fatores de hereditariedade.
Japão: recebe a lunação de 9 de agosto acima do seu Saturno de casa 3, o que pode gerar problemas com países vizinhos. Venus de casa 11 afeta com conjunção de Urano e Júpiter, uma desunião pode ser gerada pelo rompimento de algum acordo.
Palestina: marte de casa 7 recebe tanto a quadratura de Plutão em capricórnio, como a conjunção de Urano e Júpiter. A quebra de acordo internacionais pode gerar mais guerra, e, possivelmente, grande revolta do povo.
Ucrânia: logo receberá Plutão no ascendente, também indicando momento de grande transformação para o povo. Podem sofrer tanto com alterações geológicas como sociais e políticas.
Iraque: Os EUA vêm anunciando o fim da guerra com o Iraque para 31 de agosto agora de 2010. Em contrapartida aumenta o numero de tropas no Afeganistão, nos levando a crer que não tem intenção de terminar a guerra com esse país.
Com Afeganistão , netuno na casa 4 do Pais, faz quadratura com marte plutão na casa 1, indicando que esse Pais ainda tem um período de provas, sacrifícios do povo. A próxima lunação cai entre o MC e o sol do Afeganistão, indicando ameaça ao governo e as autoridades desse Pais, talvez obrigando a uma mudança de regime.
Com o Iraque é muito provável que aconteça o final da guerra, o próximo transito que poderia indicar uma guerra para o Iraque aparece em 2021, quando plutão chegar na sua casa 7, fazendo quadratura marte natal.
Brasil: terá a conjunção de saturno, marte, Venus na casa 8 do mapa , a casa dos problemas financeiros internacionais, em oposição com a casa 2, que rege a parte financeira do nosso Pais, onde está a conjunção de urano e júpiter, plutão na casa 11 do Brasil , setor que envolve todos agrupamentos sociais, o parlamento, o poder legislativo, os representantes do Pais, assim como nosso apoio externo. Tivemos um eclipse aqui, e podemos esperar que alguma situação delicada , quem sabe causada pela divida de outros países, venham a mexer com as relações do Brasil, e pode ser também problemas que envolvam a bolsa de valores (casa 5 do mapa).
Finalizando:
Saturno Libra/Plutão Capricórnio/Urano Áries: Representa o conflito das tentativas de acordos de cooperação nuclear. Saturno em Libra é a busca de cooperação de maneira estruturada, com relação ao abuso do poder nuclear (Plutão Capricornio) das estruturas sociais. Ao mesmo tempo essa necessidade de acordo entra em conflitos com lideranças sociais que podem ser até irresponsáveis ( Urano Aries). Mas com certeza essa é uma configuração que promete grandes resoluções, o conflito é necessário para a mudança e sucesso que essas negociações poderão trazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário